Trilha da Costa da Lagoa

Trilha da Costa da Lagoa

Nem só de praias se vive em Floripa, tanto turistas quanto moradores procuram pelas diversas trilhas existentes na Ilha. E hoje vou compartilhar sobre uma das minhas favoritas, a trilha da Costa da Lagoa, a partir do Canto dos Araçás. Também tenho conteúdo desse passeio no meu canal no YouTube.

Sobre a trilha

Com grau de dificuldade leve, a trilha leva em torno de 2:30 para ser realizada. Com destino a Cachoeira, durante o percurso você poderá apreciar vistas deslumbrantes da Costa da Lagoa, da vegetação nativa da Ilha, animais silvestres como macacos e até mesmo cobras e construções antigas. A maior parte do percurso é com mata aberta e por praticamente toda a trilha existem casas de moradores locais.

Como chegar até a trilha?

Carro

Você pode chegar de carro ou Uber através da rua João Henrique Gonçalves. Se estiver sentindo descendo o morro da Lagoa, faça o primeiro retorno e após o terminal vire a primeira à direita. Caso esteja no sentido da Lagoa da Conceição, em direção a subida do morro pegue a primeira a direita. Dirija por uns 5 minutos até o final da rua, lá terá um estacionamento, das vezes que frequentei custou 20,00 a diária, mas também tem a opção de estacionar na rua.

Ônibus

Também tem ônibus que para no começo da trilha. A empresa que faz essa linha é a SIM (Sistema Integrado de Mobilidade). Você consegue facilmente consultar a rota através do Google Maps colocando o seu endereço de partida e o destino como trilha da Costa da Lagoa.

Barco

Logo que você chega ao início da trilha, e isso independente se é época de temporada ou não, haverá alguém divulgando as opções de restaurantes que tem próximos da Cachoeira e que oferecem a ida/retorno/ambos de barco gratuita, mas claro, se você consumir no local. Lembrando que não são todos os restaurantes que tem a opção gratuita do retorno de barco! Alguns não tem embarcação própria e daí você dependerá da cooperativa local e a viagem custará em torno de 15,00 por pessoa.

O percurso

Tênis no pé, roupa confortável, boné e óculos para dias de sol, protetor solar, repelente para se proteger dos insetos e muita água. Esses são os requisitos básicos para fazer uma trilha. E se você não é acostumado com trilha, não está em seu melhor condicionamento físico, fica tranquilo, essa trilha não tem muitos obstáculos, e 90% do trajeto é reto, há poucas subidas e descidas. É muito bem sinalizada com placas, adaptada com pontes e maioritariamente com mata aberta. E atenção e cuidado com os animais peçonhentos como cobras e aranhas.

Deu sede e fome?

Logo no início da trilha você encontrará a barraca De La Flor. Basicamente vendem água e salgados assados.

Ao final da trilha, ao chegar na subida para ir até a Cachoeira, com certeza trombará com essa vendinha de cocada, são muito boas, sempre compro e recomendo. Recentemente começou a ser vendido geladinhos gourmet, ótimo pra refrescar depois de tanta caminhada!

Ao final da trilha, um pouco antes da Cachoeira tem o restaurante Coração de Mãe (ponto 16). Das últimas vezes que fiz a trilha, foi a minha opção. O ambiente é bem aconchegante, de frente para a Lagoa, a comida é boa e o atendimento também. Os barcos para retornar ao início da trilha não tem um horário fixo pelo o que já percebi, dependem do fluxo de pessoas para levar/buscar.

Durante a trilha

Durante a trilha você encontrará um engenho de farinha do século XIX, ruínas de uma construção feita por escravos, trapiche com vista incrível para a Costa da Lagoa, outras pessoas explorando a trilha assim como você. O que mais gosto desse passeio, é que além de estar literalmente dentro da natureza, ao mesmo tempo conhece parte da história de Florianópolis.

Cachoeira

E a tão esperada Cachoeira! É muito linda, vale a pena o esforço, porém, o acesso até a queda d’água não é permitido por ser perigoso. Mas você será muito bem recompensado com a bacia de água que é formado ao pé da Cachoeira!

Não deixem de me acompanhar no YouTube e assistir este vídeo incrível sobre essa experiência.

Se você gostou desse post, tem interesse em fazer esse passeio ou se te ajudei de alguma maneira, deixe seu comentário! Vou adorar saber sua opinião. 💛